Arrisque na Mistura e tenha Sensibilidade

A ferramenta mais antiga dos cozinheiros, metres e gourmands, é simplesmente o ato de arriscar as misturas e perceber as combinações positivas.
Você gosta de cozinhar? Então arrisque algumas misturas de sabores que você conhece e experimente novos sabores, com o risco de acertar na combinação. É tudo questão de erro e acerto.
Quando escrevi que devemos ter sensibilidade, me refiro ao ato de não exagerar nos temperos, para que estes não roubem a cena do sabor. Basta ir aos poucos, e com a experiência adquirida, talvez depois de alguns equivocos, você começa a se soltar e descobre que possui dons e sensibilidades que antes você nem desconfiava.
Neste caso vale lembrar que a função do sal é realçar o sabor dos temperos e das comidas, portanto evite colocar uma quantidade grande de sal de uma só vez, vale a pena provar e depois acrescentar mais, já que o sal pode ser adicionado e é mais difícil retirá-lo e em alguns casos impossível.
O mesmo procedimento é muito válido na colocação de pimenta no alimento, se possível prove antes a força que ela tem.

Acidentes de Trabalho e Contaminação Cruzada
  • Quando você está manipulando seus alimentos, está num local de trabalho que deve ser respeitado para evitar acidentes. Mesmo que não seja seu lugar de trabalho diário, é necessário que você se previna de acidentes utilizando trajes adequados ao lugar. Por exemplo numa cozinha, devemos usar blusa, calça e sapato fechado porque podemos nos ferir ao derrubar um líquido quente ou até mesmo uma faca.
  • A Contaminação Cruzada é um assunto muito importante para quem quer se alimentar com qualidade. Em todos os cursos ministrados pela Vigilância Sanitária, o assunto contaminação cruzada é citado, e explica-se que não devemos manipular alimentos crús de origens diferentes ao mesmo tempo no mesmo local; devemos limpar o local dos sucos do alimento já trabalhado, para podermos trabalhar com outros alimentos, já que cada tipo de alimento possui diferentes condições de conservação e diferente origem.
    As bactérias e microorganismos presentes em diferentes alimentos possuem tempo de proliferação diferente.
    Se por exemplo algumas folhas de verdura, que tiveram contato com o suco da carne do frango, ficarem fora da geladeira por um longo período, existe a possibilidade de as bactérias presentes no suco se multiplicarem. Daí uma dor de barriga pode acontecer, sem que você consiga explicar o porquê.
  • Quem trabalha produzindo comida deve evitar conversar enquanto manipula o alimento, é sabido que essa prática pode gerar contaminação.
  • Quem manipula alimentos deve ficar atento aos seus pensamentos, voltados para o preparo do alimento e sempre trabalhar com alegria.
    Você já deve ter ouvido que, duas pessoas fizeram o mesmo bolo com os mesmos ingredientes e do mesmo jeito e o bolo ficou diferente! 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

www.purasalsa.com.br
Boiçucanga - São Sebastião
(48) 9-9962-1925
contato@purasalsa.com.br

facebook.com/purasalsa.com.br

 
Nipotech